Pesquisar

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

A origem da Geometria

Share & Comment
A Origem Da Geometria e seus Ramos

A matemática surgiu de necessidades básicas, em especial da necessidade econômica de contabilizar diversos tipos de objetos. De forma semelhante, a origem da geometria (do grego geo =terra + metria= medida, ou seja, "medir a terra") está intimamente ligada à necessidade de melhorar o sistema de arrecadação de impostos de áreas rurais, e foram os antigos egípcios que deram os primeiros passos para o desenvolvimento da disciplina.

esfera da geometriaTodos os anos o rio Nilo extravasava as margens e inundava o seu delta. A boa notícia era a de que as cheias depositavam nos campos de cultivo lamas aluviais ricas em nutrientes, tornando o delta do Nilo a mais fértil terra arável do mundo antigo. A má notícia consistia em que o rio destruía as marcas físicas de delimitação entre as possessões de terra. Dessa forma, nasciam daí conflitos entre indivíduos e comunidades sobre o uso dessa terra não delimitada.

A dimensão desses conflitos pode ser apreciada na repercussão que se encontra no Livro dos Mortos do Egito, onde uma pessoa que acabada de falecer teria de jurar aos deuses que não enganou o vizinho, roubando-lhe terra. Era um pecado que terminava com o coração do infrator arrancado e comido por uma besta horrível chamada o “devorador”. Roubar a terra do vizinho era considerado uma ofensa tão grave como quebrar um juramento ou assassinar alguém. Sem marcos fronteiriços, os agricultores e administradores de templos, palácios e demais unidades produtivas fundadas na agricultura não tinham referência clara do limite das suas possessões para poderem cultivá-la e pagarem os impostos devidos na medida da sua extensão aos governantes.
Os antigos faraós resolveram passar a nomear funcionários, os agrimensores, cuja tarefa era avaliar os prejuízos das cheias e restabelecer as fronteiras entre as diversas posses. Foi assim que nasceu a geometria. Estes agrimensores, ou esticadores de corda (assim chamados devido aos instrumentos de medida e cordas entrelaçadas concebidas para marcar ângulos retos), acabaram por aprender a determinar as áreas de lotes de terreno dividindo-os em retângulos e triângulos.

Acredita-se em geral que a origem da geometria se situa no Egito, o que é natural, pois, para a construção das pirâmides e outros monumentos desta civilização, seriam necessários conhecimentos geométricos. Estudos mais recentes contrariam esta opinião e referem que os egípcios foram buscar aos babilônios muito do seu saber.

Os diversos Campos da Geometria:

A geometria moderna é um tema bastante extenso, e muito ainda está por  ser descoberto. Esta área ainda promete muito para os próximos anos, um exemplo é a geometria fractal. A geometria fractal é o ramo da matemática que estuda as propriedades e comportamento dos fractais. O termo foi criado em 1975 por Benoît Mandelbrot, matemático francês nascido na Polônia, que descobriu a geometria fractal na década de 70 do século XX, a partir do adjetivo latino fractus, do verbo frangere, que significa quebrar.

Veja outros tópicos sobre geometria no Wikipédia:

Geometria euclidiana
Geometria não euclidiana
Geometria afim
Geometria projetiva
Geometria algébrica
Geometria analítica
Trigonometria
Geometria diferencial

REFERÊNCIAS:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Geometria


Tags:

Written by

We are Creative Blogger Theme Wavers which provides user friendly, effective and easy to use themes. Each support has free and providing HD support screen casting.

1 comentários:

 

Follow on Google+

 

Scientific Calculator

Calculator

  X2 + X + = 0  

CALCpad





Why to Choose RedHood?

Copyright © E-geom | Designed by Templateism.com